No Estúdio Casulo, estamos sempre acompanhando tendências e pesquisando novas técnicas e produtos. Em nossos projetos, procuramos sempre traduzir da melhor maneira o estilo de cada cliente no resultado final. Para ajudá-los a se inspirar, montamos boards de referências dos principais estilos que estão em alta. Inspire-se!!

Boho

A expressão BOHO vem do termo inglês Bohemian Chic e essa atmosfera boêmia é o principal mote desse estilo. Um ambiente Boho é um ambiente que conta a história das pessoas que vivem ali através de objetos e do mix de referências que ele propõe.

No Boho, quase tudo é permitido: referências étnicas, rústicas, hippies, retrôs, românticas. O importante é que esse mix seja feito de forma harmoniosa e elegante.

Móveis amplos e confortáveis, muitos objetos decorativos e a mistura de materiais, padronagens e texturas é o que dá ao Boho esse ar criativo e surpreendente.

Contemporâneo

As palavras-chave do estilo Contemporâneo são praticidade e simplicidade. Traços retos, cores neutras, funcionalidade e conforto são elementos fundamentais dessa decoração que se destaca no contraste de cores sóbrias, nos acabamentos, com tons fortes nos detalhes.

Por ser um estilo mais “clean”, a decoração Contemporânea é vista como uma das mais elegantes e usa o design à seu favor, combinando linhas retas com curvas sutis em um ou outro elemento decorativo.

Mobiliário confortável e marcante, boa circulação e iluminação natural fazem desse estilo opreferido e muitas casas.

Escandinavo

No século XX, mais precisamente na Suécia, pelas mãos do artista Carl Larsson, surge o estilo Escandinavo. Ele se destaca por suas características atemporais, resistindo à tendências e misturando o moderno com o tradicional.

Esse estilo, de traços rústicos e atmosfera arejada e iluminada, deve ser visto como uma tela em branco. A base (piso, paredes, portas e janelas e o mobiliário principal) usa cores neutras como o branco, o cinza e o nude, contrastando com o preto em tapetes e mantas e cores pastéis em objetos de decoração, além de plantas e materiais naturais como madeira, lã, pedra etc.

Essas características fazem dos ambientes de estilo Escandinavo um lugar tranquilo e agradável para se viver e se sentir em casa.

Fun Design

Criatividade, personalidade e muito humor. Essas são palavras-chave para descrever o Fun Design. Um estilo irreverente que abusa de referências engajadas e mensagens carregadas de significado.

De tons vibrantes e alegres, misturados a materiais variados como o acrílico, o vidro, tecidos com estampas geométricas e referências POP, o Fun Design mostra seu ar inovador, trazendo descontração ao ambiente.

Muito usado em casas de pessoas jovens e urbanas ou em escritórios de startups, esse estilo despojado anda de mãos dadas com o design de produto, pois uma de suas características é a roupagem divertida de objetos do dia a dia.

Para não exagerar na mão e carregar demais o ambiente, basta estudar a paleta que será usada antes de começar a pintar. Aí, é só diversão!

Industrial

Esse estilo tão queridinho dos dias de hoje nasceu entre as décadas de 50 e 70 quando houve a necessidade de transformação de galpões, onde funcionavam fábricas, em lofts e estúdios, na cidade de Nova York.

Muitas características desses galpões foram mantidas nessa adaptação, o que criou ambientes amplos e, por isso, muito versáteis.

Os acabamentos nesse caso são quase desnecessários: tijolo ou concreto aparente, madeira de demolição na alvenaria, tubulações e fiações à mostra e muito metal é o que dá a esse estilo o toque de informalidade dessas residências.

Uma boa iluminação é essencial. Cores sóbrias como preto, cinza e marrom são usadas como base da decoração e alguns objetos vintage coloridos são usados para contrastar com a frieza desses tons.

Nos móveis, materiais como couro, ferro, lona e madeira se misturam livremente, dando o toque novaiorquino que tanto amamos.

Tropical

Vivemos em um país tropical e "bonito por natureza". E por que não usar esse tropicalismo também na decoração, certo?

Este estilo está super em alta e traz referências da flora e da fauna dos trópicos para nossos ambientes. Móveis e objetos decorativos artesanais feitos com matéria-prima natural como madeira de demolição, vime, palha, algodão e bambu dão um toque leve e relaxante, enquanto que as estampas coloridas e vibrantes trazem alegria e calor aos espaços.

O estilo Tropical permite o uso de muitas cores mas, para não carregar demais, a mistura com tons de bege e branco ajudam a deixar o ambiente mais harmonioso.

Muita luz e muitas plantas dão o toque final essencial a essa decoração tão conectada com a natureza.

Siga o Estúdio Casulo nas redes sociais